Ontem no Dia da Consciência Negra, lembrei do meu Zumbi...
Onde andarás tu, meu bom Zumbi??
Em 2008 participei, com muita alegria, do concurso promovido pela atuante Fundação Cultural Palmares, chamado: "Faça o Zumbi como você o vê!"
Ou seja, fazer algo inédito! Criar algo.
De toda parte do Brasil, vários escultores enviaram trabalhos, apenas 18 foram realmente habilitados a participarem do julgamento final.
Na foto acima, os três primeiros lugares.
Eu, de acordo com o Diário Oficial da União do dia 20 de Maio de 2008, fiquei com o 5º lugar.
Excelente ideia a da Fundação Cultural Palmares de homenagear esse forte símbolo nacional e foi uma grande honra ter feito parte do concurso.
Na minha proposta de trabalho, fiz maquete relativa a escultura tamanho de dois metros para concreto armado.
Fiz ele postado, em guarda, em frente ao Quilombo.
O vencedor, além da premiação de R$ 45.000,00, teria reproduzido sua escultura de dois metros, na Praça da Sé em Salvador, Bahia, disse "teria", pois não teve...
Na verdade a escultura lá colocada foi uma belíssima obra em bronze, feita pela talentosa escultora e professora baiana Márcia Magno.
Até hoje não sei os motivos que levaram a anularem essa parte do concurso...
Mas apesar da escultura de Márcia Magno, inaugurada na Praça, não ter participado do concurso(o que com toda certeza teria ganho com larga vantagem), admito que a obra que lá está é simplesmente fantástica.(Veja foto em anexo e irás concordar comigo).
|
A escultura de Márcia Magno. |
|
A escultora trabalhando. |
|
Aqui ao lado a foto de guerreiro da tribo Dinka do Sudão, onde a escultora Márcia Magno baseou totalmente seu trabalho .
|
E sobre o meu Zumbi??
Enviei e-mails à Fundação Zumbi dos Palmares para reaver minha maquete e solicitar honroso certificado de participação, mas até a presente data não consegui retorno...
Espero que através desta postagem consiga entrar em contato com esses amigos, defensores da nossa cultura brasileira.
Zumbi e Sepé Tiarajú tem muitas semelhanças: dois símbolos de resistência diante aos poderosos, dois heróis nacionais grandiosos.