Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Centenário Maurício Sirotsky Sobrinho e sua estátua

 




Quinta feira 05 de junho 2025, inauguramos a estátua em homenagem ao centenário do comunicador, empresário e fundador da RBS Maurício Sirotsky Sobrinho

Recebi o convite para retratá-lo, confesso, com surpresa e também alegria.

 

Nascido em Passo Fundo(hoje município de Erebango, RS)Filho de José Sirotsky e Rita Birmann Sirotsky, imigrantes judeus oriundos da Bessarábia(antiga província da Rússia e atual Moldávia) é o terceiro de cinco irmãos.

Maurício iniciou sua carreira como comunicador antes da chegada do rádio em Passo Fundo, onde comandava o sistema de auto falantes ao redor da praça matriz. Nele fazia propagandas, lia notícias, tocava músicas e passava mensagens, era chamado: "Voz do Poste". Na minha cidade, São Luiz Gonzaga, existia algo semelhante com o nome: "Voz Alegre" meus pais presenciaram na infância esse modelo de comunicação anterior à rádio São Luiz.

Foi lá que além de grande experiência, ele conquistou seu primeiro e mais importante sucesso na vida: sua esposa, a são-luizense Ione Pacheco. 

Nascida em 17/01/1927, em São Luiz Gonzaga, Ione era a quinta dos seis filhos do promotor público paranaense Pedro dos Santos Pacheco e da professora e pianista pernambucana Judith Pinto da Silva Pacheco. Em 1930, a família de Ione se transferiu de São Luiz para Passo Fundo. 

Certa feita, ao passar pela praça, sua beleza chamou atenção do locutor, ele, atraído tal qual um imã, disse audaciosamente noutro dia: "Eu vou casar contigo guria!" Como fez Garibaldi pra Anita de Jesus Ribeiro...

Ione era noiva e , decidida, resolveu desfazer o noivado, teve consentimento do pai, porém não deve ter sido nada fácil, para aquela época, tomar tal decisão. 

          

Não sabia que dona Ione Pacheco Sirotsky era Missioneira, de São Luiz Gonzaga... Fiquei sabendo no dia da inauguração, no bonito evento realizado. Sei que ela foi a luz orientadora dele em muitos momentos e também a mão firme na educação dos quatro filhos: Suzana, Sônia, Nelson e Pedro.

 


Eu não conheci Maurício Sirotsky pessoalmente, porém sou muito grato a empresa por ele criado, nestes meus 33 anos de escultura, inúmeras vezes dei entrevistas aos seus veículos, divulgando meus trabalhos e principalmente minha cidade. Inclusive fizeram várias reportagens cobrando das administrações, iluminação no monumento de 6 metros que fiz em São Luiz em homenagem a Jayme Caetano Braun e ficou na escuridão por muito tempo... 

 

Abaixo, vídeo com entrevista no Jornal do Almoço - RBS TV, em 03 de junho 2025:


 


 Aqui abaixo, cenas do evento no Jornal do Almoço ao vivo de 05 de junho de 2025, dia do centenário e inauguração da estátua:







Abaixo, etapas da construção estátua:





















Repercussão na imprensa:




Jornal do Almoço-RBS TV- 03 de junho 2025

Aqui abaixo, o link do Jornal do Almoço do dia 03/06/2025: