Translate

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Laurindo Ramos-Um dos inspiradores de Jayme Caetano Braun




































Laurindo Rodrigues Silveira Ramos, político, poeta e coronel revolucionário(23 e 24), chimango defensor dos ideais republicanos.
Nasceu em 19 de julho de 1870.
Pai do Tribuno do Alegrete: Ruy Ramos( deputado federal). 
Tio-avô de Jayme Caetano Braun
Um dos troncos da família Ramos; onde minha família também está incluída, meu avô era sobrinho do grande Laurindo.
Nesta oportunidade, na tentativa de mostrar as origens poéticas de Jayme, cito dois poemas de Laurindo Ramos, do seu livro:" Trovas Gaúchas" publicado pela Livraria do Globo(Porto Alegre-RS) em 1926.
Laurindo era filho de João da Silveira Ramos e Victória Rodrigues do Amaral Ramos, nasceu em 19 de julho de 1870; na Revolução federalista de 1893 serviu como alferes na 4ª Brigada comandada pelo general Salvador Pinheiro Machado(irmão do senador Pinheiro) e terminou como tenente no piquete da Divisão do Norte comandada pelo próprio senador Pinheiro Machado. Na revolução de 1923 foi Major das forças comandadas por Flores da Cunha; faleceu em 1937.
 Fonte: Livro "Os Pioneiros de Bossoroca" do sr. Ilvo Jorge Bertin Fialho.

Um comentário:

Rogerio disse...

sou bisneto de laurindo e neto de arao de souza ramos meu nome é rogerio arao s ramos parabéns ao pesquisador e a poesia q assim como o tempo,dá provas da imortalidade, dos anseios e dos fatos dos poetas de todos os tempos