Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Escola de Michellângelo em Santa Catarina










Uma filial da lendária Academia de Belas Artes de Florença será instalada em Santa Catarina, na cidade de Joinville.










Lá os alunos vão poder entrar em contato com as Belas Artes(pintura, escultura, gravura, desenho e história da arte), em aulas ministradas pelos mestres Florentinos.

Quando a notícia é boa, a gente têm que reproduzir na íntegra, acompanhe abaixo o texto publicado no jornal Zero-Hora de 26 Janeiro de 2010:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/01/filial-da-academia-de-belas-artes-de-florenca-sera-instalada-em-joinville-no-norte-de-santa-catarina-2789513.html


Renato Igor, enviado especial, Itália
Até o final do ano, Santa Catarina deve ter uma filial da Academia de Belas Artes de Florença. A assinatura para formalizar o acordo aconteceu na segunda na Itália, onde o governador Luiz Henrique lidera missão internacional. O projeto-piloto será na Piazza Itália, em Joinville, no Norte do Estado.




O imóvel será alugado pelo governo estadual. A ideia é levar outras unidades da Escola Secundária de Belas Artes para mais cinco regiões catarinenses. O projeto será coordenado pelas universidades ligadas ao sistema Acafe. Alunos, prioritariamente de escolas públicas, vão estudar no contra-turno escolar, pintura, escultura, gravura, desenho e história da arte.

— Vamos copiar o modelo do Balé Bolshoi. Aqui, estudou Michelangelo e isso diz tudo. É como ter o Bolshoi da arte e da escultura no nosso Estado — disse o governador.

O projeto vai atender a estudantes de nove a 15 anos. 
Um edital vai formar um comitê internacional para selecionar os candidatos. 
A Academia de Belas Artes de Florença começou em 1480, como escola de desenho. O pintor italiano Michelangelo ingressou nela quando tinha 15 anos.

O projeto vai permitir também intercâmbio cultural com professores catarinenses, que terão aperfeiçoamento continuado. 
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, acredita que, pelo fato do Centro de Artes da Udesc ser de graduação, a Escola Secundária de Belas Artes de Santa Catarina vai trazer um avanço à produção artística.

— Os nossos talentos são produtos de si mesmo. Vamos ampliar a arte aos jovens — concluiu.

A professora da Universidade de Florença e coordenadora do projeto catarinense, Ambra Trotto, ressalta que a intenção é revelar talentos. 
Os alunos catarinenses poderão ir a Florença em projetos de intercâmbio.

— Daremos a base e a técnica e, depois, a pessoa cresce com a sua identidade regional. Não queremos uma globalização cultural — destaca a professora.


Notícias como essas servem de ânimo para todos aqueles que trabalham e admiram a Arte.
Para nós do Atelier de Artes Los Libres ela serve ainda mais, pois queremos seguir essa mesma estrada; estamos umas "horinhas de atraso" mais ou menos 750 anos de diferença, mas a nobreza do ideal é a mesma.

Parabéns aos nossos vizinhos de Santa Catarina pelo belo exemplo que seus governantes estão dando ao Brasil.



Um comentário:

José Alberto disse...

Gostou Vinícius ? É aqui pertinho de casa, quando for inaugurada te aviso e talvez você venha nos visitar em Santa Catarina, teremos o máximo prazer em te receber.
Abraços

José Alberto Klitzke