Translate

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aniversário em dia de Luto!

Hoje, data do 2º ano da inauguração do Monumento ao Payador Jayme Caetano Braun, faleceu o amigo e parceiro de Jayme, Sr. Salvador Chaloy Jara, em sua cidade Posadas/Missiones, Argentina. 
Morreu a fera do bandoneon
Nascido em 1931, Don Chaloy Jara, foi um dos mestres do nosso estilo missioneiro musical.
Tive a honra e grata alegria de receber visita dele, quando estava ainda construindo a estátua do poeta.
Chamou a atenção à vitalidade dele, não pareciam seus 78 anos (na época das fotos). 
Ultimamenta apesar de já saber que estava mal de saúde, fiquei surpreso com notícia da sua morte...
Clique aqui e veja matéria da visita: http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com/2008/11/o-mestre-do-bandolion.html. 
Ao rever as fotos daquele dia, descobri dois videos que filmei por acaso, onde seu Chaloy contava, descontraidamente, causos de vida dele com Jayme e com seu outro grande parceiro: Cenair Maicá. Um arquivo raro, descoberto por acaso...

 
Mas sobre a data de hoje, há noticias boas sobre a construção da praça ao redor do monumento! Depois de muita reza forte, o famoso fiscal da caixa federal veio, conferiu o local e aprovou liberação da verba. A prefeitura de São Luiz abriu edital de licitação para construção da praça, no dia 06 de outubro de 2011 o resultado do edital de licitação com nome da empresa que realizará essa obra, será divulgado a partir do dia 14 de outubro de 2011. O valor da emenda parlamentar da deputada federal Emíla Fernandes (PT/RS) é de R$100.000,00, somando com contrapartida da prefeitura o valor final é de R$113.990,00. 
Vamos torcer para que tudo dê certo e no mais tardar, dia 30 de Janeiro de 2012, dia do Pajador(data nascimento Jayme) estejamos inaugurando essa praça. Ela será um local de lazer, caminhadas, mateadas e de inspirações. Todo tradicionalista, mais cedo ou mais tarde deverá fazer uma visita a ela e prestar uma homenagem com sua presença, à figura maior da poesia crioula riograndense.

Para os apreciadores do mestre Pedro Ortaça, em anexo reproduzo vídeo inédito do dia da inauguração do Monumento, no qual ele fala com coração sobre aquele momento. Palavras que calaram fundo e muito me emocionaram e ainda me emocionam...
Mil grácias seu Pedro, Dona Rose e toda família Ortaça pela ajuda em todos os momentos!
 




Esse vídeo é parte das filmagens feitas pela Drª Araci Cunha.




Nenhum comentário: