Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Monumento aos imigrantes na cidade mais italiana do Brasil: Antônio Prado.

 




"Non parlo italiano, perdonami! Ma capisco tutto..." 

Mais ou menos assim foi o início do meu pronunciamento no programa "La Montanara"(rádio Solaris) de Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil.

Ao chegar no programa, pela manhã do sábado(08/11/2025), juntamente com o prefeito Roberto Dalle Molle, a conversa fluía em "duplo" italiano: na língua mãe dos convidados que vieram da Itália, juntamente com o dialeto dos que moram em Antônio Prado. Em silêncio esperava minha vez, captando tudo, pela linguagem universal da emoção, que por sinal transbordava no estúdio... 

Então, após minha frase inicial, disse mais ou menos assim

"Eu venho das Missões, que por sinal ano que vêm completamos 400 anos, porém aqui não me sinto um estranho no ninho, meu avô materno biológico ao qual não conheci e nem fui reconhecido(pois minha mãe foi adotada) veio de San Gregório nelle Alpi, província de Belluno, região do Vêneto, nordeste da Itália. 

Eu consigo sentir o que os pioneiros sentiram, quando aqui chegaram. 

Não sei o que foi maior: se a saudade dos que partiram ou a dos que ficaram? Permanece até hoje esse forte elo de ligação entre essas duas pontas.

O "Gemellaggio"(acordo entre as cidades da Itália com a cidade de Antônio Prado) é uma ponte dupla de emoções. Os pioneiros poucas alegrias tiveram, as tinham, porém eram raras, a vinda para "outro mundo" não foi individualista, materialista, foi pensando nas gerações futuras, foi pensando em vocês, vocês sim são os motivos deles não terem desistido

A inauguração do monumento não é só uma homenagem aos pioneiros mas também uma maneira de preservar os valores culturais dos imigrantes, tal qual faz este programa de rádio(La Montanara), mantendo vivo às novas geração o dialeto vêneto(Talian). Obrigado ao prefeito Roberto, ao amigo Fernando Roveda, obrigado Antônio Pradopela honra de ser convidado para realizar este monumento!"

Comitiva italiana juntamente com turma de Antônio Prado.


Antônio Prado município da serra gaúcha RS, foi considerado recentemente pela ONU, como a uma das "Melhores Vilas Turísticas do Mundo". 

Recebeu o prêmio: Best Tourism Villages by UN Tourism, agora em 17 de outubro, na cidade de Huzhou na China. Concorreu com 270 localidades de 65 países do mundo todo.  

Leia mais em:https://www.antonioprado.tur.br/noticias/serra-gaucha-ganha-monumento-em-homenagem-aos-150-anos-da-imigracao-italiana

https://setur.rs.gov.br/antonio-prado-e-reconhecida-pela-onu-como-uma-das-melhores-vilas-turisticas-do-mundo

O monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no RS, foi idealizado pela  Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural de Antônio Prado e seu presidente sr. Fernando Roveda, pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro (CIBRAP), e seu presidente sr. José Panisson,  e pela Prefeitura de Antônio Prado, no comando do prefeito sr. Roberto José Dalle Molle.

O conceito do Monumento:

A versão da Itália:

A ideia passada pelo amigo Fernando Roveda, seria uma continuação do belo monumento existente na cidade de Asiago, cidade de Vicenza, Itália. que retrata a partida dos imigrantes. 

Nele a postura dos personagens remete a dúvida e tristeza dos que partiram. O homem sabe que não há outra alternativa para a família e ela, sua mulher, está dividida entre a obrigação de ir e a dor de partir ao deixar para trás seus familiares.



Monumento da partida, na estação de trem da cidade de
Asiago, província de Vicenza, nordeste da Itália.
Obra dos escultores: Fabrizio Muraro e Mauro Bocchia.

A minha versão:

Na minha interpretação, expressei na figura do pai, a firmeza na chegada ao local, olhando altivo, sem arrogância, com preocupações e a certeza de que não tinha mais volta.

Na mãe, com a postura zelosa e de protetora, tem a filha pequena nos braços(adormecida pelo cansaço), caminha com a cabeça voltada um pouco para o meio, acompanhando com o canto do olho, seu filho maior. Ele, menino, que vinha atrás, apressa o passo ao ver se aproximando o local de chegada, nele não há medo, há sim esperança. 





Descerramento da obra, juntamente com Cônsul geral Itália no RS e prefeito Roberto Dalle Molle



Da esq: idealizador do monumento, Sr. Fernando Roveda,
prefeito sr. Roberto Della MolleCônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, sr. Valerio Caruso  e  escultor Vinícius Ribeiro.


Junto com o secretário de serviços urbanos João Carlos Girelli, grande responsável pela bela transformação do local.


Abaixo fotos e vídeos da inauguração: 

fotos Maicon Hinrichsen/Prefeitura Antônio Prado












Padre Kleiton Penna, dando sua bênção ao monumento.
Miniatura

Entregando a miniatura ao Cônsul Valério Caruso,
juntamente com prefeito Roberto Dalle Molle.




Entregando miniaturas, juntamente com sr. Roveda e prefeito Roberto, às representantes das cidades italianas de Monselice(sra.Elisabetta Volpito) e de Rotzo(sra. Anna Slaviero) 




Com o casal anfitrião: Nelci e Roberto Dalle Molle



















O que vi em Antônio Prado?

O mundo chega até nós pelas impressões e as que tive naquela cidade, foram encantadoras, nem falo das dezenas de casas de madeira com dois andares, lindamente preservadas, que a primeira vista transporta-nos ao passado, nem digo da gastronomia, com seus saborosos pratos, muito menos dos espetaculares vinhos(vários que lá bebi), falo da preservação da cultura, onde jovens falam o dialeto dos antepassados com naturalidade espantosa, coisa que muitas outras comunidades estão perdendo... Falo da leveza daquele povo, acolhedor e alegre que recepciona a todos com nobreza e hospitalidade.

Quem não conhece Antônio Prado deveria pensar em visitar, lá as raízes da cultura italiana mesclada com as tradições do Rio Grande permanecem intactas.

 






Repercussão da inauguração do monumento na imprensa italiana:

Aqui:

https://www.giornalediplomatico.it/brasile-inaugura-monumento-in-omaggio-a-150-anni-immigrazione-italiana.htm

https://www.notiziegeopolitiche.net/il-brasile-inaugura-un-monumento-in-omaggio-ai-150-anni-dellimmigrazione-italiana/


https://www.aise.it/comunit%C3%A0/brasile-inaugurato-ad-antonio-prado-il-monumento-al-migrante/225728/1


Nenhum comentário: