Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arde a Chama em nossos corações!

O que move essa multidão de homens, mulheres e crianças ao redor das nossas tradições?
O que faz com que as multidões compareçam para assistir aos eventos e permaneçam, apesar do intenso frio e forte vento, até o final?
O que mantém a ordem e a harmonia quase religiosa entre todos: multidão, cavalarianos e inclusive os cavalos?
Constatei com alegria, que muito mais do que cultuar o passado rico da nossa história é a união em si, no Presente, o que transforma esses momentos em algo mágico.
Neste último sábado, dia 20 de agosto de 2011, ocorreu a abertura dos festejos Farroupilhas na cidade de Taquara,RS.

Uma organizada e linda festa, com público aproximado de 10 mil pessoas e 3 mil cavalarianos de todo estado.
O evento teve patrocínio de empresas e grande apoio do poder público municipal.
Quando recebi o convite da Comissão Organizadora da Chama Crioula 2011 para confeccionar um símbolo para o evento, sabia da grande responsabilidade, pois sei da importância do evento para todos nós. Ele ultrapassou os limites das entidades tradicionalistas, ganhando a admiração do povo gaúcho.Senti-me honrado, com a realização desta obra, principalmente em se tratando de evento grandioso da cultura do nosso estado.
A oportunidade de realizar esta obra surgiu pela crescente divulgação de meus trabalhos entre o meio gauchesco. O Monumento ao Payador Jayme Caetano Braun e a escultura de Sepé Tiaraju são admirados por muitos tradicionalistas.
Para idealizar a escultura símbolo, associei simplesmente o nome do evento "Chama Crioula" com o nome da cidade "Taquara", imaginei uma taquara em chamas, iluminando caminhos.
A mesma taquara que antigamente por estes pagos foi lança e hoje é balaio, transformada em tocha e servindo de luz para todos nós.
Para dar mais impacto ao símbolo, acrescentei um braço forte (inspirado na escultura de Sepé Tiaraju) porém com camisa arremangada segurando a chama.
A escultura saiu fielmente ao desenho e a maquete.
Toda feita manualmente, em concreto armado; com 2,65 m de altura e 350 kg.
Foi realizada em dois meses de trabalho.





















No ato inaugural estava presente o sr. Alcy Cheuiche, uma pessoa que muito prezo. A sua obra literária sobre a vida de Sepé Tiarajú é fundamental para nós são-luizenses, ela conta com detalhes a vida do filho ilustre de São Luiz Gonzaga.
São Luiz Gonzaga e as Missões estavam representadas no lançamento oficial dos Festejos Farroupilhas de 2011 através do Coordenador da 3ª Região Tradicionalista Sr. Salvador Gomes, do cavalariano e gaiteiro Ademar da Rosa, do representante do Atelier de Artes los Libres Arno Schleder; de Cássius Ribeiro e deste escultor.
Fomos acompanhando a comitiva da cidade de Itaqui.
Juntamente com professor Arno e Cássius Ribeiro, nos hospedamos excelentemente na residencia do Coordenador do evento sr. Aécio Gampert e família. 
Fomos muito bem tratados, por todos. 
Ficou em nós, uma impressão positiva da cidade, que se preparou para o evento e dos amigos que lá fizemos.
A organização do evento é algo a parte. Após meses de trabalhos intensos, culminou com êxito o acendimento da Chama. Inúmeros detalhes, chamaram minha atenção: desde a decoração das lojas e suas vitrines, até a limpeza imediata das ruas por onde passaram os cavalos, feita pela atuante prefeitura.
Acredito que um dos segredos do sucesso deste evento foi o apoio fantástico recebido pela administração municipal de Taquara. Isso confirmado pelos integrantes da comissão.
Que sirva esse belo exemplo para todos administradores deste Rio Grande.
A força turística desse evento é enorme e surpreendentemente ainda não foi positivamente explorada nacionalmente.
Se o MTG, os cavalarianos, as pessoas que dedicam parte de sua vida nessas demonstrações de amor pelas tradições, soubessem a força que têm, saberiam reivindicar uma maior divulgação por parte da grande imprensa.
Isso aconteceu em Recife com o Frevo, em Parintins com a Festa do Boi e São Paulo com seus rodeios. Nem cito Rio de Janeiro e o carnaval.
Chegou a vez dos nossos tradicionalistas começarem a divulgar seus feitos a todo pulmão. Não basta apenas pensar, há que fazer e não basta fazer há que divulgar.
Seguindo as normas, cumprindo as regras, não há o risco de desvirtuarmos nossas tradições, alguns temem isso quando se fala em grande divulgação nacional. O mundo precisa saber da nossa história, não queremos o orgulho cego que diga aos golpes de peito:"Ela é a melhor!" ; pois sabemos respeitar as demais, mas queremos mostrar que a nossa é sim: Riquíssima!
Fica aqui meus sinceros agradecimentos á população hospitaleira da cidade de Taquara.











Visite o site do amigo Paulo de Freitas Mendonça e saiba mais sobre a sua preocupação com a difícil e rara arte da Pajada.
http://www.nativismo.com.br/paulodefreitasmendonca/

















Visite o blog do grande Léo Ribeiro, é indispensável para aqueles que cultuam nossas tradições gaúchas.

http://blogdoleoribeiro.blogspot.com/


Um comentário:

cheap flights to new york disse...

The metropolis of Los Angeles is a panoramic beauty. It attracts plenty of people from around the world to visit the metropolitan by getting Cheap Flights to Los Angeles. The star attractions of the metropolis are its beautiful parks, historical monuments, echoing nightlife and splendid shopping experience.
Cheap Flights to Los Angeles | Cheap Flights to Seattle|Cheap Flights Tickets