Translate

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Erva Mate- O Símbolo do Mercosul




Eis uma das vantagens de se morar próximo das fronteiras: tomar um chimarrão internacional.
Como costume, faço meu mate com erva crioula(aquelas com gosto de fumaça) misturada com a argentina Rosa Monte "ediccion limitada" (a melhor da Rosa Monte), com a uruguaya Sara e a paraguaya La Bombilla. 
Recebo essas joias de amigos que vivem nesses países ou estão a passeio por lá. 
Eu que morei quase sete anos na Fronteira da Paz Livramento/Rivera(mudando de lado de acordo com o câmbio e o preço dos aluguéis), me acostumei com vários tipos de yerba mate.
Pra mim a erva mate, herança dos nossos irmãos guaranys é a árvore símbolo do Mercosul e o Mate Chimarrão é a bebida mais consumida no sul, mais do que a cerveja e a cachaça como podem pensar alguns borrachos.
Das coisas que mais me preocupam com relação ao futuro do chimarrão, é de que hoje a adição de açúcar na erva brasileira é absurdamente crescente; cai por terra aquele mandamento que alguns tradicionalistas divulgam numa lista de 10, referentes ao mate, que diz: "Nunca peça para adicionar açúcar no mate!"
Mas nem precisa, pois já vem tudo doce, até as que dizem na embalagem: "sem açúcar”, vem levemente adocicada.
Eu procuro sempre as artesanais, feitas manualmente. 
Estas são obras de arte, pois a confecção delas é uma ciência, tal qual a produção de um bom vinho ou café, já tentei fazer em casa em três tentativas e em todas fracassei...
Da pesquisa que fiz nos mercados daqui da minha cidade, de dez pacotes de erva mate vendidos, oito são com açúcar e apenas dois sem.
Se alguém ainda não sabe sobre os malefícios do açúcar branco no organismo humano, sugiro que leiam urgentemente o livro do Dr. Marcio Bontempo chamado Relatório Orion.






Para finalizar, aconselho a erva mate grossa ou a pura folha como dica de consumo.
Não sou o Batman, mas tenho meu hobby: colecionar pacotes de erva.

2 comentários:

José Renato Moura disse...

Fiz uma pesquisa uma vez em Dom Pedrito, e verifiquei que as ervas mais consumidas são as fabricadas em Santa Catarina. Até publiquei uma coluna no jornal, criticando o "chimarrão alienígeno".

Breno Klamas disse...

Só faltou erva do lugar de origem do chimarrão, o Paraná, e maior produtor nacional (70%).